COMPRA 100% SEGURA

Corantes / Essências

Os corantes alimentícios são produtos muito úteis para a confeitaria. Com eles, é possível reproduzir receitas clássicas da confeitaria, dando um toque extra de cor e diversão para deixar suas sobremesas muito mais encantadoras.

Aqui na Colibri, você encontra um catálogo amplo com opções de corantes para confeitaria em pó e em gel, disponíveis em diversas cores e tons, que podem ser utilizados individualmente ou combinados para criar novos pigmentos. Confira!

Filtros
Marca
Faixa de Preço
Produtos

Corantes e essências para confeitaria: crie receitas coloridas e criativas!

Essenciais para a confeitaria contemporânea, os corantes sintéticos promovem uma explosão de cores em receitas de doces, como bolos, brigadeiros, coberturas, chantilly, pasta americana e muito mais!

Para quem gosta de trabalhar com grande variedade de pigmentos, explorando todas as cores do arco-íris, os corantes disponíveis aqui na Colibri são a escolha perfeita. Conheça nossas opções em gel e em pó:

Corantes em gel: massas e coberturas

Atualmente, os corantes em gel são os tipos mais utilizados por confeiteiros. Devido à sua densidade e alta pigmentação, o produto possui um ótimo desempenho em receitas de massas e coberturas, provendo tons variados a depender da dosagem utilizada. Isso também impacta a durabilidade do produto, pois a opção em gel costuma durar mais do que a em pó.

A Colibri oferece corantes em gel com ampla variedade de tons, dando a liberdade para trabalhar com cores mais intensas e até as mais suaves. Dentre as opções, você encontra corantes desenvolvidos por marcas com renome no universo culinário, como a Mix e a Brilhart. Confira nosso catálogo e aproveite para adquirir tons diferenciados, como pink, lilás, tiffany e muito mais!

Corantes em pó: cremes e pastas

Pioneiros na pigmentação de bolos e sobremesas, os corantes em pó são excelentes para a criação de misturas cremosas, como chantilly e pasta americana, já que a consistência permite uma pigmentação rápida e prática que garante a estabilização das cores no preparo.

Com opções que vão do violeta até o verde musgo, o corante em pó é ideal para criar receitas inspiradas em temas variados, como personagens e elementos que imitam madeira e texturas. Escolha suas cores favoritas e dê início a uma aventura repleta de cores e diversão!

Quais são os principais corantes alimentícios?

Na confeitaria, existem diversos meios de colorir doces, bolos e sobremesas, desde métodos naturais até os mais práticos. No passado, essas técnicas consistiam, principalmente, em aproveitar o pigmento original de vegetais, como a beterraba e a couve. Hoje, com avanços na indústria alimentícia, tornou-se possível explorar o universo das cores com outros tipos de corantes. Conheça:

  • Corantes orgânicos naturais: pigmentos como carotenóides, clorofila, vermelho de beterraba, curcumina e caramelo, proveniente de matéria-prima animal e vegetal;

  • Corantes orgânicos artificiais: corantes como azo, trifenilmetanos e xantenos, desenvolvidos a partir da sínteses desses pigmentos;

  • Corantes sintéticos: pigmentos como betacarotenos e caramelo amônia, obtidos a partir da sínteses de cores que resultam em estruturas químicas semelhantes aos corantes naturais.

O que são pigmentos sintéticos?

Os pigmentos sintéticos são pigmentos alternativos às opções naturais. Geralmente, podem ser obtidos a partir da síntese de substâncias derivadas de petróleo. Com eles, é possível criar receitas sem precisar lidar com a limitação de cores.

Qual o melhor corante: em gel ou líquido?

Definir qual é o melhor tipo de corante para alimentos depende do tipo de alimento em que o produto será utilizado. No caso de bases mais líquidas, como licores e caldas, o corante em pó é a opção mais indicada graças ao seu potencial de dissolução. Já para as bases mais cremosas, como massas, chantilly, recheios e coberturas, o corante em gel é a escolha ideal, por ser mais denso e econômico.

Qual a principal diferença entre corantes artificiais e naturais?

A principal diferença entre os corantes artificiais e os corantes naturais está, principalmente, na sua composição. Enquanto as versões naturais podem ser encontradas em matéria-prima de origem animal ou vegetal, os corantes artificiais são criados artificialmente, a partir da síntese de derivados de petróleo.

Quais são as cores de corante existentes?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar corantes alimentícios em tons variados, com temperaturas e intensidades distintas, mas isso é algo que depende, principalmente, da marca escolhida. Além disso, existem tons de corantes que podem ser utilizados como base para a criação de todas as outras cores, são eles: vermelho, amarelo e azul.

O que fazer para o corante não amargar?

Um dos maiores erros de confeitaria é pesar a mão na quantidade de corante e deixar a receita com sabor amargo, mas existem alguns passos que ajudam a controlar a dosagem e evitar que a sobremesa seja prejudicada.

Na hora de colocar o corante na receita, lembre-se de fazê-lo aos poucos — isso também vai auxiliar no controle de cor, evitando que você precise adicionar outros tons para modificar a cor das misturas. No caso de tons escuros, é possível conquistá-los sem a adição de mais produto: basta deixar a mistura já colorida descansar por até 20 minutos, isso vai garantir que ela escureça gradativamente.

Para se jogar ainda mais nas possibilidades de decoração de confeitaria, você também pode conferir os confeitos vendidos pela Colibri, disponíveis em opções clássicas, como o granulado de chocolate, e as mais coloridas, como miçangas coloridas e pérolas crocantes. Confira!